Notícias

Por que o regulador de mídia da Rússia está mirando na BBC

O Kremlin rebate a decisão do Ofcom de censurar a RT pela violação das leis de imparcialidade

BBC

O chefe da radiodifusão diz que a idade desempenha um papel na percepção de favorecimento da esquerda e da direita

Peter Macdiarmid / Getty Images

O regulador de mídia da Rússia anunciou que está lançando uma investigação para saber se a BBC está em conformidade com a lei russa, em uma aparente retaliação depois que o Ofcom censurou o canal de notícias RT, apoiado pelo Kremlin.



O cão de guarda russo Roskomnadzor diz que está investigando as atividades do canal BBC World News e dos sites da BBC na internet para determinar se eles quebraram as regras de imparcialidade durante seus programas de notícias e assuntos atuais.

Uma declaração do regulador acrescentou que o movimento é uma resposta direta a um decisão pelo regulador de mídia do Reino Unido, que na quinta-feira condenou a rede estatal RT, anteriormente conhecida como Russia Today, por violações da regra de imparcialidade.

Os resultados da nossa verificação serão anunciados separadamente, disse Roskomnadzor.

Fundada em 2005, a RT foi acusada no Ocidente de operar como meio de propaganda para o Kremlin, embora o canal rejeite as acusações, dizendo que fornece ao público ângulos e pontos de vista alternativos à grande mídia ocidental. Bloomberg relatórios.

O Ofcom inicialmente colocou a RT sob investigação por causa de sua reportagem sobre o envenenamento de Sergei Skripal em Wiltshire em março, acusando o canal de não ser imparcial em sete programas de notícias e assuntos atuais durante um período de seis semanas até maio.

A investigação do Ofcom concluiu que o relato da RT sobre a guerra em curso na Síria também violava as leis de imparcialidade.

O regulador declarou mais tarde que pretendia considerar a imposição de uma sanção legal à RT, por não dar o devido peso a uma ampla gama de vozes em um assunto de grande controvérsia política, relata a emissora irlandesa RTE . As possíveis penalidades podem incluir a autuação da emissora ou até a revogação da licença.

O secretário de Cultura, Jeremy Wright, emitiu um comunicado que usou o que O guardião chama uma linguagem substancialmente mais forte do que Ofcom e que parecia exigir uma punição dura.

A máscara do Russia Today como um provedor de notícias imparcial está claramente caindo, disse ele. Sabemos que alguns regimes estrangeiros usarão qualquer veículo à sua disposição para semear a discórdia no Ocidente. É vital que, como sociedade, permaneçamos vigilantes contra a disseminação de desinformação prejudicial, e o Ofcom tem fortes poderes para enfrentá-la onde ela ocorre na transmissão de notícias.

O Kremlin foi igualmente rápido em apontar o dedo culpado à BBC.

O porta-voz de Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse: Digamos que muitos de nós temos muitas preocupações há muito tempo sobre a BBC. Sobre sua cobertura tendenciosa, enviesada e pré-programada.

Claro que ninguém tem o direito de criticar a mídia por isso. Isso só pode ser feito pelo órgão legal competente. É por isso que está acontecendo.

Reuters relatos de que uma fonte não identificada familiarizada com a investigação disse à mídia russa que as atividades da BBC no país poderiam ser restringidas se fosse considerado uma violação da lei russa.

A BBC negou as acusações. Como em qualquer lugar do mundo, a BBC trabalha na Rússia em total conformidade com as leis e regulamentos do país para fornecer notícias e informações independentes para seu público, disse um porta-voz da emissora.